Menu

(31)3558-4977


EMAIL radioprimeiracapital87@gmail.com.

EMAIL passagemdemariana@hotmail.com 

29 NOV 2017
29 de Novembro de 2017

HISTÓRIA DA RADIODIFUSÃO

 EM PASSAGEM DE MARIANA – MG

 

Em Setembro do ano de 2004, chegou aqui na comunidade (distrito) de Passagem de Mariana, um homem com o nome de José Arlindo de Oliveira (Zé do Rancho), trazendo consigo um transmissor e uma antena, um toca-discos de vinil, um cd player simples, um toca-fitas k7, um microfone e uma mesa de som de quatro canais.

Então foi alugada uma casa na Rua do Calvário e lá os aparelhos foram ligados com a antena no bambu amarrada no alto de um pé de abacate.

Começou aí a transmissão de uma pequena rádio de baixa potência, tocando músicas de cantores regionais e sertanejas. Mesmo sendo um som de qualidade precária, ainda assim foi bem aceita na comunidade. Despertou-se então, o interessede várias pessoas que foram convidadas a fazer parte (parcerias) nas transmissões, mesmo com a má qualidade dos aparelhos.

Assim sendo, ouvindo e visitando a emissora, descobrimos a nossa vontade e aptidão pela radiodifusão. Porém, em abril de 2005 as transmissões foram encerradas devido às anormalidadesseguindo as orientações da ANATEL.

Reunimos um grupo de pessoas e formamos uma diretoria, começando aí os trâmites para Rádio Comunitária Legalizada em Passagem de Mariana.

O senhor Roberto Rodrigues, que nos recebeu, depois de ouvir sobre o propósito da rádio, concluiu que também gostaria de ter a rádio em Passagem para a divulgação dos nossos costumes e cultura e com muita alegria começa ali uma nova história.

Iniciamos então a nossa caminhada em 13 de agosto de 2005, quando foi lavrada a ata de fundação. Assim foi iniciada a Associação Comunitária do Distrito de Passagem de Mariana, denominada Primeira Capital.

Sempre com a ajuda do Senhor Roberto Rodrigues, passamos por várias etapas de documentação. Em setembro de 2005, com grande expectativa de ter a emissora em funcionamento, tivemos a autorização do senhor Roberto Rodrigues, dono do terreno, e ajuda para que o mutirão de forma voluntária, iniciasse a construção da sede, fixando-se o endereço da rádio (Rua João Batista, 655, Passagem de Mariana).

Em dezembro do mesmo ano terminou-se a fase de construção, veio a fase de acabamento e começa a expectativa de outorga. A ansiedade de ver os anos passarem sem que recebêssemos a autorização para funcionamento fez com que ligássemos os aparelhos velhos em outro endereço. Enquanto isso a diretoria continuava a fase de acabamento do estúdio da rádio.

As transmissões clandestinas continuaram por mais dois anos, sendo mais uma vez feita a interrupção pela ANATEL. Como não podíamos continuar com as transmissões, resolvemos aguardar o tempo que fosse necessário para que saísse a autorização.

Somente em 14 de julho de 2011 recebemos a notícia da publicação de autorização da nossa emissora, mas ainda sem direito ao funcionamento.

A expectativa continuava por parte de todos. Em 2012 não tivemos noticia do andamento da documentação já enviada, aumentando assim nosso anseio e questionamento. Foram enviados inúmeras vezes para o Ministério das Comunicações e outras autoridades públicas competentes.

Em agosto de 2013 recebemos um carta que nos perguntava sobre o horário de funcionamento, pois para recebermos a licença deveríamos fornecer essa informação. Enviamos resposta dizendo que o funcionamento seria 24h por dia. Então em 19 de setembro foi liberada e em 30 de setembro de 2013 saiu a publicação no Diário Oficial da União.

No dia 8 de outubro do mesmo ano, recebemos uma correspondência do Ministério das Comunicações da tão esperada e sonhada licença para funcionamento. No mesmo mês, com muitas palmas e fogos de artifício, recebemos das mãos do senhor Roberto Rodrigues equipamentos novos e modernos para entrarmos no ar. Com muita alegria o senhor Roberto disse: “Se é para o bem da comunidade, devemoscom responsabilidade divulgar o folclore, a cultura e os costumes da nossa velha e boa Passagem de Mariana.

Na noite daquele dia nem conseguimos dormir, pois estávamos tão felizes que nem vimos as horas passarem. Estávamos ocupados demais montando os equipamentos e a grade de programação para iniciarmos o funcionamento.

Após um ano de funcionamento organizamos a primeira comemoração com a participação de inúmeras pessoas de nossa comunidade com a presença de corporações musicais e cantores regionais. Ainda tivemos homenagens a várias pessoas da nossa comunidade e colaboradores da emissora.

Durante a comemoração houve discursos e agradecimentos dos homenageados e diretores da rádio.

No ano de 2015 foi reformada a nova diretoria.

Hoje, com a idade de aproximadamente três anos, contamos também com a rádio transmitida pela internet www.primeiracapitalfmpassagem.com.br                      (sait atualizado)

EMAIL:radioprimeiracapital87@gmail.com

EMAIL:



As pessoas que acessam o site da rádio, além de ouvirem boa música e notícias locais, podem também apreciar o vídeo com parte da construção da rádio e ver fotos de vários pontos turísticos e atrativos da nossa comunidade.

Passagem de Mariana, 15 de maio de 2016.

Autores e diretores responsáveis pelo artigo:

Antônio Ângelo de Souza (Nenem Samambaia) (Presidente)

Espedito Viana de Freitas (Espedito de Freitas) (Vice-presidente)

 

VIVAM ESSA EMOÇÃO!

 

 

Voltar


Tenha também o seu site. É grátis!